Revestimentos Arkema
Em 2004, a Total reorganizou suas operações químicas e criou a Arkema, uma empresa com sede perto de Paris e capital aberto desde 2006. Com 137 locais de produção na Europa, América do Norte e Ásia, a Arkema está dividida em três unidades de negócios desde 2012: Especialidades Industriais, Soluções em Revestimentos e Materiais de Alto Desempenho. Essa divisão ocorreu após a venda de sua unidade de negócios de vinil.
Produtos Arkema
No negócio de Especialidades Industriais, a Arkema produz diversos produtos químicos, como ração animal, desodorantes, peróxido de hidrogênio para branqueamento de tecidos e celulose, soluções para tratamento de água, fluoroquímicos utilizados em ar-condicionados, entre outros.
O segmento Soluções em Revestimento abrange uma ampla gama de materiais de revestimento, como resinas base água, base solvente, pó e aditivos para diversos usos e setores.
No negócio de Materiais de Alto desempenho, a empresa está dividida em quatro segmentos: Fluoropolímeros (PVDF), Peneiras Moleculares, Peróxidos Orgânicos e Poliamidas Especiais, que incluem marcas líderes de mercado como Rilsan® (Poliamida 11), Orgasol® e Pebax®.
Rilsan® é um polímero de poliamida que se destaca por seu alto desempenho, proporcionando grande dureza e flexibilidade, além de excepcional resistência à ação de substâncias químicas e permeação.
A Arkema desenvolveu o processo proprietário Orgasol®, que produz aditivos em pó a partir de três poliamidas (PA 6, PA 12 e PA 6/12) sob a marca Orgasol®. Suas propriedades incluem microporosidade de 1 a 20m²/g, faixa de temperatura de fusão de 140 a 220°C e baixa densidade, o que melhora a resistência à abrasão. Os aditivos Orgasol® são aplicados nos mais diversos setores, como revestimento de bobinas de chapas metálicas, latas de embalagens, móveis, pisos, eletroeletrônicos, borracha, setor gráfico, entre outros.
Pebax® é uma família de elastômeros termoplásticos (TPE) formada por blocos rígidos de poliamida e blocos macios de poliéter, o que lhes confere grande leveza e alto retorno de energia. Esses materiais são amplamente utilizados em setores que exigem essas características, como esportes, medicina e fabricação de tecidos técnicos especiais. Além disso, existe atualmente a opção de Pebax® bio, uma variante amiga do meio ambiente.